domingo, 24 de outubro de 2010

ESCOLA DO MST TEM A MELHOR NOTA DO ENEM

Na Escola Semente da Conquista, localizada no assentamento 25 de Maio, em Santa Catarina, estudam 112 filhos de assentados, de 14 a 21 anos. A escola é dirigida por militantes do MST e professores indicados pelos próprios assentados do município de Abelardo Luz, cidade com o maior número de famílias assentadas no estado. São 1418 famílias, morando em 23 assentamentos.

 
A escola foi destaque no Exame Nacional do Ensino médio (Enem) de 2009, divulgado na pagina oficial do Enem. Ocupou a primeira posição no município, com uma nota de 505,69. Para muitos, esses dados não são mais do que um conjunto de números que indicam certo resultado, mas para nós, que vivemos neste espaço social, é uma grande conquista.

No entanto, essa conquista, histórica para uma instituição de ensino do campo, ficou fora da atenção da mídia, como também pouco reconhecida pelas autoridades políticas de nosso estado. A engrenagem ideológica sustentada pela mídia e pelas elites rejeita todas as formas de protagonismo popular, especialmente quando esses sujeitos demonstram, na prática, que é possível outro modelo de educação.

A Escola Semente da Conquista é sinal de luta contra o sistema que nada faz contra os índices de analfabetismo e do êxodo rural. Vale destacar que vivemos numa sociedade em que as melhores bibliotecas, cinemas, teatros são Mais de 100 filhos de assentados estudam na Escola para uma pequena elite. Espaços culturais são direitos universais, mas que são realidade para poucos.

E mesmo com todas as dificuldades a Escola Semente da Conquista foi destaque entre as escolas do Município. Este fato não é apenas mérito dos educandos, mas sim de uma proposta pedagógica do MST, que tem na sua essência a formação de novos homens e mulheres, sujeitos do seu processo histórico em construção e em constante aprendizado.

8 comentários:

Gomes Côrtes disse...

Tem um erro no texto, de edição. Arrumem que vou usar em sala de Aula aqui da PUC-GO. Obrigado.

Gomes Côrtes disse...

Gostaria de saber também, se possível, o total de alunos do município, entre assentados e não assentados.

Corrente Sindical Unidade Classista disse...

Prezado Gomes Côrtes, não temos como editar o texto pois apesar de apoiarmos o movimento, inclusive divulgando seus artigos, não somos do MST.
Abaixo segue o email da coordenação estadual do MST em Minas e o contato nacional. Sugiro que entre em contato direto com o movimento para que possa recolher dados mais precisos.

Forte abraço e força sempre!

Daniel

MST/MG
coordenador wanderlei
mstmg@mst.org.br

MST Nacional
mst.nacionalrj@gmail.com

Luiz disse...

Muitas escolas em Florianópolis tiveram como média mais de 600. Inclusive escolas públicas. Então como é que a escola do MST tem a melhor nota do ENEM? Melhor entre as 3 escolas da cidade?

Mesmo assim, parabéns aos professores da escola.

Gomes Côrtes disse...

Pois é, foi a melhor da cidade. Exatamente por isso queria saber quantos alunos têm na cidade.

Luiz disse...

Gomes,

No site do Enem 2009 está disponível a quantidade de alunos das 3 escolas da cidade de Aberlado Luz. O total é de 157 de matriculados no ensino médio, sendo a Escola Semente da Conquista com 40 alunos. O total de alunos que fizeram a prova ENEM foi de 71, se eu não errei nas contas. A Escola Semente da Conquista teve 19 participantes. A que ficou em 2o. lugar, com a média de 498,36 teve 49 participantes. A escola que ficou em 2o. lugar, Escola Anacleto Damiani, tirou nota maior que a Escola Semente da Conquista nas provas objetivas, mas na redação, foi pior e teve impacto na média final.

Ana Madruga disse...

Reportagem original: http://www.mst.org.br/node/10798

Dionatan Luis disse...

PARABÉNS PARA TODOS OS ESTUDANTES ASSENTADOS DE ABELARDO LUZ, A LUTA PELA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DEVE TER COMO BASE A EDUCAÇÃO, E ISSO ESTÁ SENDO MOSTRANDO NA PRATICA...
PARABÉNS MST...