terça-feira, 13 de julho de 2010

Programa educacional cubano estimula desenvolvimento da infância

Escrito por Erica Soares
13 de julio de 2010, 12:56
Havana, 13 jul (Prensa Latina)

Cuba desenvolve hoje um programa dirigido a preparar as famílias para que estimulem o desenvolvimento integral das crianças desde seu nascimento até o ingresso à escola.

Com o nome "Educa a teu filho", este projeto garante a atenção educativa por via não institucional a crianças de zero a seis anos de idade que vivem em regiões montanhosas onde não existem círculos infantis (creches).

Baseia-se em um programa pedagógico com caráter interdisciplinar elaborado por psicólogos, pediatras, pedagogos, especialistas em crescimento e desenvolvimento, em esporte, recreação e cultura, entre outros.

O representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância em Cuba, Juan José Ortiz, destacou que a maior das Antilhas é um grande exemplo de boas práticas no ensino inicial.

Destacou que na ilha caribenha não há uma só infante carente de atenção apesar da crise econômica e do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos há quase meio século.

As declarações de Ortiz foram formuladas na primeira jornada do nono Congresso Internacional de Educação Inicial e Pré-escolar que termina amanhã.

"Educa a teu filho", surgido em 1992, conta com o apoio de diferentes organizações de massas e de grupos coordenadores que trabalham voluntariamente a nível de Conselhos Populares em todo o país.

Cuba atende à população infantil por duas vias: institucional, em círculos infantis do segundo até o sexto ano de vida, e nos graus pré-escolares que existem nos círculos infantis e nas escolas primárias.

Nenhum comentário: