sábado, 13 de dezembro de 2008

Auxiliares de Biblioteca promovem manifesto durante reunião na SMED/PBH


Coletivo Lima Barreto agita o VIII Encontro
Auxiliares de Biblioteca marcaram o encontro promovido pela SMED com uma justa manifestação de seus interesses. Nesta quinta-feira, 11 de dezembro o Coletivo Lima Barreto distribuiu o manifesto PBH e Livros Didáticos: tudo, menos você para tod@s @s presentes na reunião e falaram ao público presente no Auditório Paulo Freire, no 8º andar da secretaria, numa cortesia dos organizadores.
De acordo com Daniel Oliveira, da comissão de Auxiliares de Biblioteca do Sind-Rede/BH, a intenção era promover o manifesto no final deste ano letivo para que pudessem retomar 2009 com os mesmos temas. "A idéia foi de utilizar o tema dos Livros Didáticos como mote de luta. Todos já estamos cansados de saber as dificuldades, pressões e restrições comuns pelas quais toda a classe passa. Então, chegou a hora da união em torno das questões que atrapalham o desenvolvimento do nosso trabalho", afirmou Oliveira.

Para o Sind-Rede/BH, as reivindicações d@s Auxiliares de Biblioteca são iteiramente concernentes, como destacou o diretor do sindicato, Heitor Bretas: "a questão da equiparação de jornada de trabalho com a d@s professor@s, sem redução de salários é fundamental nesta luta. Uma jornada mais condizente proporciona qualidade na outra ponta, além de gerar mais empregos".
Para Thaís Lacerda, diretora do Sind-Rede/BH, a manifestação foi o primeiro passo para sensibilizar as demais classes representadas pelo sindicato para a causa d@s Auxiliares de Biblioteca. De acordo com Thaís, toda essa movimentação em torno de uma proposta comum, gerada a partir de reuniões, possibilitará uma maior visibilidade, dando início a um fluxo de informações e ações que visam culminar em assembléias da categoria."É bonito ver a luta de uma turma que até então não havia se organizado dentro do Sind-Rede/BH, apesar das tentativas anteriores. Agora vai !", entusiasma-se a diretora, enfatizando que é a melhor oportunidade d@s Auxiliares de Biblioteca unirem-se em torno de questões comuns e somar forças, ganhando representatividade.

Há quase cinco anos na RMEBH, o auxiliar Alexandre Campinas, da comissão d@s Auxiliares, também destacou a oportunidade de união a partir das carências comuns da classe. "É o nosso momento. Nós começamos a construir agora as mudanças essenciais que vamos buscar em 2009. Queremos acabar com a instabilidade pela qual passamos para poder voltar a produzir qualidade para o nosso público, os alunos da rede", garante Alexandre, ressaltando que para que isso aconteça é de fundamental importância que Auxiliares de Biblioteca estejam presentes nas reuniões do coletivo no sindicato e também nos eventos - seminários, assembléias, cursos, debates, etc - promovidos pelo Sind-Rede/BH. "A frase o sindicato somos nós é antiga, entretanto mais do que nunca está válida. Nada vai para a frente sem que exista empenho e, sobretudo, participação de nossa parte. Auxiliares de Biblioteca: participem !", convoca Alexandre Campinas.
A comissão deve reunir-se ainda neste final de ano letivo para avaliar os efeitos da ação e já planejar as atividades que marcarão o início de 2009. O objetivo é não perder a mobilização e, ao mesmo tempo, buscar a participação do maior número possível de Auxiliares envolvid@s com a campanha.
O MANIFESTO não chegou até você? Quer ler na íntegra? Então acesse http://www.coletivolimabarreto.blogspot.com/

Nenhum comentário: